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Primeiras impressões Renault Kardian manual: SUV tenta fisgar órfãos do Sandero RS

A Renault anunciou a chegada de uma versão manual do Kardian. Posicionado abaixo da versão de entrada, a Evolution, o SUV com câmbio mecânico chega custando R$ 106.990, incomodando — e muito — hatches compactos sem o mesmo apelo. Mas, será que o potencial comprador de um Kardian automático vai olhar para o manual?

A Auto Super foi gentilmente convidada pela Renault para conhecer e testar o carro em um trajeto de pouco mais de 70km. Com misto de trechos urbanos e rodoviários, ficou bem claro que o Kardian manual é um carro único no mercado, que busca agradar a um público bem específico. Isso, porém, pode determinar seu sucesso ou fracasso de vendas.

Visualmente o Kardian Evolution MT muda pouco em relação às demais versões (Imagem: Felipe Ribeiro/Auto Super)

Renault Kardian Evolution Manual: Primeiras Impressões ao volante

Vocês já conhecem o Renault Kardian. A montadora francesa pegou a receita vencedora de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus e a adequou para sua realidade. O trunfo da plataforma recém-criada RGMP (Renault Group Modular Platform) agrega uma dirigibilidade quase que de hot hatch, porém com conforto e robustez.

Mas a dúvida que pairava na nossa cabeça de entusiasta era: será que esse motor 1.0 turbo se daria bem com um câmbio manual? A resposta é: muito bem.

Os 125cv e 22,4 kgfm desse propulsor são suficientes para o que esse carro se propõe agora. Ele é capaz de trazer emoção, com retomadas interessantes, arrancadas divertidas e todo aquele controle que só um câmbio manual de seis marchas bem escalonado pode trazer. E NÃO, ele não é o mesmo câmbio do Sandero RS.

A ordem de marcha da transmissão é bem feita e, mesmo sendo um câmbio com seis velocidades, até a 5ª é possível ter vigor. Você só vai querer utilizar a 6ª somente em casos onde o conforto é seu objetivo.

Kardian é o único SUV compacto com câmbio manual (Imagem: Felipe Ribeiro/Auto Super)

O Kardian com câmbio manual tem até um bom nível de equipamentos. Vem com seis airbags, nenhum tipo de ADAS, multimídia é a mesma do modelo topo de gama e o acabamento é mais simplificado. Não se pode ter tudo, não é mesmo?

Mas, de novo: esse carro quer mesmo é tentar fisgar os órfãos do Sandero RS. Traz diversão, tem conforto e, claro, é um campo fértil para modificações e transformações. Já imaginaram um Kardian fuçadinho para track day?

Renault Kardian 2025: Preços e versões

  • Kardian Evolution MT – R$ 106.990
  • Kardian Evolution AT – R$ 112.790
  • Kardian Techno R$ 122.990
  • Kardian Premiére Edition – R$ 132.790
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