Depois de lançar o Chevrolet Blazer EV, a General Motors segue ampliando sua linha de modelos movidos à bateria aqui no Brasil com a chegada da nova geração do Chevrolet Equinox EV. A ideia com esse SUV é de brigar com montadoras premium em um segmento ainda incipiente em nosso mercado. O preço é de R$ 419 mil e temos, sim, que começar a análise por aí.
No breve contato que tivemos com o Equinox EV no campo de testes da GM em Indaiatuba-SP, deu para perceber que o SUV é sim um produto à frente do seu tempo, em uma categoria e geração mais atuais do que concorrentes que ele quer mirar. Mas ao colocar esse modelo ultrapassando os R$ 400 mil, a montadora pode escancarar que não quer, necessariamente, vendas, mas sim, mostrar do que é capaz.
Primeiras impressões ao volante do Chevrolet Equinox EV
O Equinox EV impressiona. Logo de cara, percebe-se que estamos diante de um modelo muito mais refinado e futurista. O design é algo que salta aos olhos e, ao mesmo tempo que chama atenção, não é exagerado. Com mais de 4,80m de comprimento e 2,94m de entre-eixos, há espaço de sobra.
Ao entrar na cabine, essa impressão positiva segue, mas em menor escala se compararmos com o Blazer EV, que é maior e mais luxuoso. Em comum, o aspecto tecnológico e “smart”, que é como a Chevrolet está anunciando esse carro. Tudo é de fácil entendimento e as telas gigantes abrigam tudo aquilo que precisamos em termos de segurança e auxílio ao condutor.
Para o teste, menos surpresas do que o esperado. Isso porque já imaginávamos que o powertrain se comportaria de modo idêntico ao do Blazer EV. Os 292cv e 46 kgf/m, distribuídos sobre a plataforma Ultium e uma tração integral inteligente, entregam todos esses números de modo bem progressivo.
Em todos os testes, seja na linha infinita do circuito interno da GM ou no asfalto ruim, o SUV responde bem aos comandos do acelerador, porém, de modo bem mais manso na comparação com outros carros elétricos. A direção é bem direta e a suspensão foi muito bem acertada para os padrões brasileiros (alô, BYD!).
Já em termos de usabilidade (leia-se autonomia) o Equinox EV brilha como poucos: os 85 kWh proporcionam 443km de alcance no ciclo do Inmetro. Ou seja; na vida real, podemos chegar aos 520km com facilidade.
Evidentemente que vamos precisar de mais tempo com o Equinox EV para avaliarmos tudo por completo, porém, as primeiras impressões são boas e auspiciosas. O que quebra a expectativa é o preço. Mas, de novo, a GM, talvez, não queira volume por aqui. A empresa mira clientes da Volvo e BMW. Produto para isso há, os “poréns” são outros.
Chevrolet Equinox EV: Preço, disponibilidade e itens promocionais
O Chevrolet Equinox EV está disponível em pré-venda por R$ 419.000 e as entregas começam em novembro. Quem adquirir o SUV até lá, terá, ainda:
- duas opções de carregadores 22 kWh
- 4 anos de OnStar gratuitos com 4G nativo incluso
- até 1.200 kWh gratuitos para recarga na EZVolt
- Clube EV de vantagens
- agendamento de 24h para recargas
- 2 anos de cobertura do Chevrolet Road Service
- 2 anos de revisão delivery
- 1 ano sem mensalidade de Sem Parar
- 3 anos de revisões programadas grátis