A Renault anunciou a chegada de uma versão manual do Kardian. Posicionado abaixo da versão de entrada, a Evolution, o SUV com câmbio mecânico chega custando R$ 106.990, incomodando — e muito — hatches compactos sem o mesmo apelo. Mas, será que o potencial comprador de um Kardian automático vai olhar para o manual?
A Auto Super foi gentilmente convidada pela Renault para conhecer e testar o carro em um trajeto de pouco mais de 70km. Com misto de trechos urbanos e rodoviários, ficou bem claro que o Kardian manual é um carro único no mercado, que busca agradar a um público bem específico. Isso, porém, pode determinar seu sucesso ou fracasso de vendas.

Renault Kardian Evolution Manual: Primeiras Impressões ao volante
Vocês já conhecem o Renault Kardian. A montadora francesa pegou a receita vencedora de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus e a adequou para sua realidade. O trunfo da plataforma recém-criada RGMP (Renault Group Modular Platform) agrega uma dirigibilidade quase que de hot hatch, porém com conforto e robustez.
Mas a dúvida que pairava na nossa cabeça de entusiasta era: será que esse motor 1.0 turbo se daria bem com um câmbio manual? A resposta é: muito bem.
Os 125cv e 22,4 kgfm desse propulsor são suficientes para o que esse carro se propõe agora. Ele é capaz de trazer emoção, com retomadas interessantes, arrancadas divertidas e todo aquele controle que só um câmbio manual de seis marchas bem escalonado pode trazer. E NÃO, ele não é o mesmo câmbio do Sandero RS.
A ordem de marcha da transmissão é bem feita e, mesmo sendo um câmbio com seis velocidades, até a 5ª é possível ter vigor. Você só vai querer utilizar a 6ª somente em casos onde o conforto é seu objetivo.

O Kardian com câmbio manual tem até um bom nível de equipamentos. Vem com seis airbags, nenhum tipo de ADAS, multimídia é a mesma do modelo topo de gama e o acabamento é mais simplificado. Não se pode ter tudo, não é mesmo?
Mas, de novo: esse carro quer mesmo é tentar fisgar os órfãos do Sandero RS. Traz diversão, tem conforto e, claro, é um campo fértil para modificações e transformações. Já imaginaram um Kardian fuçadinho para track day?
Renault Kardian 2025: Preços e versões
- Kardian Evolution MT – R$ 106.990
- Kardian Evolution AT – R$ 112.790
- Kardian Techno R$ 122.990
- Kardian Premiére Edition – R$ 132.790
Flavio Lopes
diz:A Renault não vai fazer um com motor 1.6 porque eu pergunto o motor 1.6 é excelente forte para um veículo de porte pesado e difícil dar problema mecânico.porque eu falo isso tenho um Sandero estpway 1.6 8 válvulas e os mecânicos odeiam porque não dar serviço para eles.
Valdir
diz:tenho um Stepway 1.6 8 v e não troco ppor nada cinco anos nem um gasto nem mesmo pneus furados dezembro paga a última parcela só acho IPVA um pouco salgado pelo ano 2015 1.500 salgado mas bom carro