A Ford anunciou a chegada do Ford Mustang GTD no mercado europeu. Em comunicado, a montadora explica que esse, que é o Mustang mais extremo em linha, já teve mais de 7.500 pedidos. O preço estimado nos Estados Unidos é de pouco mais de US$ 300 mil (R$ 1,7 milhão, na conversão direta), mas na Europa deve ser um pouco mais, ultrapassando os 500 mil Euros (R$ 3,05 milhões).
Os Mustang GTD recebeu diversas modificações para ser, praticamente, um semi-pista. O coupé é munido de um motor 5.2 V8 Supercharger, que rende mais de 800cv. A meta da Ford é que o esportivo faça uma volta em Nürburgring em menos de 7 minutos.
O mais extremo Mustang das ruas
Desenvolvido pela Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho da marca, e a Multimatic, o GTD é o Mustang homologado para as ruas mais rápido de todos os tempos. Entre outros avanços, ele tem uso extensivo de fibra de carbono, aerodinâmica ativa, suspensão inédita com ajuste de mola e altura, transmissão traseira de oito velocidades com dupla embreagem, eixo de transmissão de fibra de carbono e freios de carbono-cerâmica.
A versão apresentada na Europa é a Carbon Series, equipada com pacote de Performance que inclui aerofólios e um divisor maior na dianteira, flaps na parte inferior da carroceria e um sistema de redução de arrasto na asa traseira. Os seus elementos aerodinâmicos ativos reduzem o arrasto em linha reta sem sacrificar a aderência nas curvas.
Além de uma dianteira exclusiva e rodas de magnésio de 20 polegadas, o pacote Performance remove alguns materiais de isolamento acústico para reduzir o peso do veículo. O pacote faz parte das estratégias para o Mustang GTD atingir um tempo de volta abaixo de 7 minutos em Nurburgring, na cronometragem que será feita este ano.
Tecnologia está presente
O cockpit do Mustang GTD, inspirado em caças a jato, passa confiança e ajuda o motorista a se manter focado em cada curva, chicane e reta. Os bancos Recaro e o volante de base plana e aro grosso, com revestimento em couro e inserções em fibra de carbono, contribuem para isso.
Outra exclusividade do Mustang GTD são os botões no volante para ajuste da suspensão e do modo de escapamento. Há também dois novos botões à frente do seletor de marcha rotativo para acessar os Track Apps – recursos de performance na pista – e ativar a elevação do eixo dianteiro, que ajuda a evitar obstáculos em estacionamentos e garagens.
Os novos paddle shifters de titânio impressos em 3D permitem maior controle da transmissão para gerenciar os mais de 800 cavalos do motor. Superdimensionados e com um formato hexagonal leve e ergonômico, eles são mais um exemplo de como a Ford usa as competições para melhorar a experiência de direção. O acabamento em titânio também está presente no seletor de marcha rotativo no console.
O Mustang GTD inova também nos softwares da cabine, usando a tecnologia de games Unreal Engine no multimídia SYNC 4, com gráficos de boas-vindas e despedida exclusivos na tela de 13,2 polegadas e no painel digital de 12,4 polegadas. Há ainda um novo mostrador de Performance, com o indicador de marcha e o tacômetro no centro, que elimina todas as informações supérfluas.
Um comentário “Ford Mustang GTD chega à Europa, tem mais de 800cv e custa uma fortuna”