A Volvo anunciou que iniciará a cobrança pela utilização dos seus postos de recarga rápida de carros elétricos para clientes de outras montadoras. Em evento realizado em São Paulo e que contou com a presença da Auto Super, a empresa sueca deu detalhes de como funcionará a cobrança, que será de R$ 4 por kWh.
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Para a utilização desses carregadores, o dono do carro elétrico terá que baixar o aplicativo Volvo Car Eletropostos, disponível para iOS e Android, se cadastrar, e seguir as regras estabelecidas pela montadora. Clientes da Volvo, claro, não pagam, mesmo sendo proprietários de modelos híbridos, como o XC60.
A Volvo é uma das empresas que mais investiu em carregamento de carros elétricos no Brasil. São vários pontos de recarga, sejam eles rápidos ou de velocidade baixa, geralmente instalados em shoppings, supermercados e rodovias, gerando, inclusive, corredores de viagem. É possível, por exemplo, ir de São Paulo a várias capitais do Brasil de carro elétrico.
O investimento, segundo a Volvo, é de R$ 70 milhões para todo o cronograma de instalação de carregadores. Já foram instalados 52 dos 101 eletropostos anunciados, totalizando 19 mil quilômetros de estradas e 37 rotas conectadas. No último ano, 40 mil recargas foram realizadas, número que corresponde a 1 milhão kWh consumidos.
Como funciona o pagamento e o ecossistema de carregamento da Volvo?
- Para clientes Volvo: recarga gratuita
- Para o público geral: R$4,00 (valor kWh)
- Taxa de conectividade: R$2,50 (cobrança única quando inicia a recarga, exceto para clientes Volvo)
- Taxa de ociosidade: R$5,00/minuto (tolerância de 15 minutos e cobrança a partir do 16° minuto, apenas em carregadores rápidos em rodovias – incluindo clientes Volvo)
Um comentário “Eletropostos da Volvo passam a cobrar tarifa para clientes de outras montadoras; veja o preço”