A NETA Motors confirmou que vai iniciar as vendas de seus carros no Brasil a partir do mês de novembro. Em comunicado, a fabricante chinesa revelou que os primeiros modelos à venda serão o compacto elétrico NETA Aya e o SUV médio NETA X, com foco claro em uma briga particular com a BYD e GWM.
Segundo a NETA, as vendas vão acontecer a partir de 1º de novembro em lojas localizadas em shoppings por todo o Brasil, em estratégia parecida com que outras marcas chinesas fizeram ao desembarcarem no Brasil. Além disso, a empresa já organizou e preencheu um centro de distribuição de peças em São Bernardo do Campo, para eventuais manutenções dos clientes.
A ideia da NETA é de, no futuro, ter concessionárias e de, até, fabricar no Brasil. Isso, no entanto, vai ficar para um segundo momento.
Quais carros da NETA virão ao Brasil?
Para essa primeira fase a NETA separou dois modelos para o Brasil: o NETA Aya e o NETA X.
O NETA Aya é um hatch compacto de porte semelhante ao do BYD Dolphin e que terá como missão brigar de frente com esse modelo, que é um dos de maior sucesso aqui no Brasil entre os elétricos. NO caso do Aya, ele terá um propulsor elétrico de 95cv e 15,3 kgf/m. A bateria de 40,7 kWh fornecida pela CATL dá ao hatch autonomia de 267 km no ciclo do Inmetro.
Já o NETA X é um SUV de porte médio que será rival direto de modelos como o BYD Yuan Plus e até mesmo SUVs híbridos, como o GWM Haval H6 e o BYD Song Pro. O NETA X será vendido nas versões 400, 500 e 500 Luxury (com ADAS), com capacidade de bateria de 52,5 kWh e 64,1 kWh, respectivamente. O motor é sempre o mesmo, 163cv e 21,4 kgf/m, porém, a autonomia é de até 317km, dependendo da versão.
Quanto ao NETA L e ao NETA GT, as vendas serão iniciadas somente em 2025.
Quanto vão custar os carros da NETA no Brasil?
- NETA AYA – a partir de R$ 124.900
- NETA X – a partir de R$ 194.900