A Audi lançou a nova geração do Audi A5 e, de quebra, aposentou toda a linha do A4. As explicações são muitas, mas todas simples.
O Audi A4 trazia em sua linha modelos com carroceria sedã e peruas, enquanto o A5 era a versão coupé do A4. Agora, a nova geração do Audi A45 abriga todas as carrocerias e motorizações, deixando o A4 livre para se tornar um carro elétrico.
Segundo a montadora alemã, os carros com final em numeração par serão modelos 100% elétricos, como o Q8, que na próxima geração será e-Tron, o novo A6 e, claro, o A4 — além do Q6, que chegará ao Brasil em breve. Já os numerais ímpares seguem com motores a combustão e híbridos.
Como é o novo Audi A5?
O Audi A5 de nova geração traz uma evolução em termos de design, sendo assim, não mudou tanto em relação ao modelo anterior. O conjunto óptico, que agora traz LEDs matriciais, está mais afilado e a dianteira mais musculosa, com novos adereços nos pára-choques. Já a traseira engloba elementos que vimos no próprio Audi Q8 e nos modelos da linha e-Tron, com um filão de LED que liga as duas lanternas.
Os motores das versões “civis” serão sempre 2.0 turbo, porém com potências diferentes. Nas versões de entrada, ele rende 150cv e a tração é dianteira; nas variantes intermediárias, são 201cv e tração integral Quattro. A maior novidade, contudo, é a opção híbrida-leve, que entrega 204cv, sempre aliado a um motor elétrico de pequeno alcance que entrega 24cv. Esse propulsor ajuda o carro em algumas situações e permite melhorias nas arrancadas e no consumo, que pode ser de aproximadamente 13 km/l.
Há, também, as variantes esportivas S, que são munidas do conhecido motor 3.0 V6, que agora rende 367cv, também com o sistema híbrido-leve.
Já em termos tecnológicos e no interior, o novo Audi A5 vem como o mais completo da história, trazendo nova central multimídia de mais de 14 polegadas, ADAS completo e acabamento refinado.
O novo Audi A5 virá para o Brasil?
O novo Audi A5 deve ser lançado na Alemanha em novembro desse ano. O Brasil deve receber o carro somente no ano que vem.